5 motivos para você largar o cigarro

Laboratório Silveira Dicas 0 Comentários

Em 2015 o Brasil tinha 19 milhões de fumantes regulares, de acordo com a revista “The Lancet”. Segundo a OMS, embora esse número venha se reduzindo com o passar dos anos, no mesmo período o cigarro foi responsável pela morte de 156 mil pessoas no país, o que dá uma média de mais de 400 óbitos por dia. Neste post, listamos alguns motivos importantes para você parar de fumar. Confira!

Fumar causa câncer de pulmão

O câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer em homens e em fumantes, no Brasil. As estimativas do INCA, o Instituto do Câncer, calculam mais de 28 mil novos casos entre 2016 e 2017. Desses, 90% têm ligação direta com o fumo.

As várias substâncias tóxicas presentes na fumaça do cigarro comprometem a elasticidade dos tecidos dos pulmões. Além de fazer com que a capacidade respiratória diminua, isso causa uma destruição parcial da estrutura desses órgãos.

O consumo de derivados do tabaco tem relação direta com outras doenças

A segundo motivo para parar de fumar é evitar as doenças causadas pelo fumo. Esse hábito causa doenças cardiovasculares, como o infarto e a angina; respiratórias, como a enfisema e a bronquite, além de alguns tipos de câncer. Ao todo são cerda de 4,7 mil substâncias nocivas presentes nos derivados do tabaco que causam aproximadamente 50 doenças.

Fumantes passivos também são prejudicados pelo vício

Além do desconforto, o não-fumante que é exposto à fumaça tóxica do cigarro tem 23% mais chances de ter uma doença cardíaca do que uma pessoa que não fuma e nem tem nenhum contato com o cigarro. O fumante passivo pode apresentar irritação nos olhos, manifestações nasais, tosse, dor de cabeça, aumento de problemas alérgicos e cardíacos, e até problemas na gravidez no caso das mulheres.

Ao largar o cigarro, o organismo pode se recuperar totalmente

A notícia boa é que nunca é tarde para parar de fumar, e grande parte desses prejuízos podem ser anulados ao longo dos anos de abstinência. O organismo de um ex-fumante pode se restabelecer, esse é um dos grandes motivos para largar o cigarro.

Linha do tempo

Os efeitos benéficos de parar de fumar podem ser percebidos a curto, médio e longo prazos no organismo. Confira uma linha do tempo com os principais deles:

20 minutos

A pressão sanguínea e a pulsação voltam aos níveis considerados normais.

2 horas

O nível de nicotina presente na circulação sanguínea é quase nulo.

8 horas

O nível de oxigênio presente no sangue volta ao normal.

12 – 24 horas

Os pulmões voltam a funcionar com maior capacidade.

2 dias

O olfato volta a conseguir sentir melhor os cheiros e o paladar consegue identificar melhor o sabor da comida.

3 semanas

O processo de respiração deixa de ficar difícil e a circulação sanguínea melhora. A pele e os cabelos voltam a ganhar brilho natural.

1 ano

O risco de morte por ataque cardíaco cai pela metade.

5 – 10 anos

A chance de sofrer um infarto é a mesma de uma pessoa que nunca fumou.

Esses são os 5 principais motivos para você parar de fumar. Com disciplina e força de vontade, é possível anular todos os malefícios e riscos causados pelo fumo. Ficou com alguma dúvida sobre esse texto? Comente abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *