Hemograma: Para que serve?

Laboratório Silveira Dicas, Hemograma 0 Comentários

O hemograma é muito solicitado pelos médicos nas consultas, mas você sabe para que ele serve? Ele é um exame laboratorial que avalia os elementos celulares do sangue, em números e em seus diversos tipos. Ele faz a contagem das células brancas e vermelhas, das plaquetas, dos retículos, a medição dos índices hematológicos como a dosagem de hemoglobina, entre outros.

Como o hemograma é feito?

Para realizar o hemograma é usado o sangue coletado diretamente da veia periférica, com agulha ou escalpes. A quantidade coletada vai variar de acordo com o paciente. Para crianças varia de 0,5 a 1 ml de sangue e para adultos a quantidade é de 2 a 3 ml. Diferente de outros exames laboratoriais a pessoa não precisa fazer jejum antes do procedimento.

O que ele pode indicar?

O hemograma é de fácil execução e pode diagnosticar diversos tipos de doenças. Ele também ajuda no controle da evolução delas. Esse exame pode indicar policitemia, anemia, leucemia, infecções e vários outros males que afetam milhares de pessoas. O hemograma pode ser feito em pacientes de qualquer idade, até mesmo durante a vida intrauterina.

Siga nossas redes sociais e receba dicas rápidas que poderão lhe ajudar em todos os momentos.

O que é avaliado?

O hemograma avalia as três principais linhagens de células do sangue: hemácias, leucócitos e plaquetas.

– Hemácias (glóbulos vermelhos): Servem para detectar a anemia. A doença se caracteriza com a redução do número de células vermelhas no organismo. Durante a análise são levados em consideração os valores do hematócrito e da hemoglobina. Algumas mulheres podem apresentar números um pouco mais baixos devido a perda de sangue na menstruação. Para chegar ao diagnóstico, os valores devem ser interpretados pelo médico.

– Leucócitos (glóbulos brancos): Essas são as células de defesa do nosso organismo e quando estão aumentadas são conhecidas como leucocitose. Isso acontece quando estão indicando uma resposta a um processo infeccioso em curso. Quando apresenta grandes elevações, podem indicar leucemia. Os leocócitos são divididos em cinco grupos de células com funções diferenciadas nas ações de defesa: neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos.

– Plaquetas: Responsáveis pela coagulação do sangue, as plaquetas quando estão elevadas identifica-se a trombocitose e quando acontece a diminuição, trombocitopenia. Quando estão baixas o corpo fica mais propenso a sangramentos, por isso é necessário dosar as plaquetas antes de cirurgias ou procedimentos que podem gerar sangramentos.

Receba nossas novidades

Cuide bem da sua saúde. Inscreva-se em nossa newsletter e receba dicas de bem estar e cuidados para o seu dia a dia.Preencha os campos abaixo com o seu nome e e-mail.


Quando devo fazer?

O exame de hemograma precisa ser analisado por um médico para poder identificar os significados de eventuais desvios. Sempre que necessário, ele solicitará ao paciente a realização do procedimento. Para isso é preciso fazer check-up constante e ir ao médico com frequência.

É muito importante contar com um laboratório que preocupa com a qualidade dos resultados dos exames. Aqui no Laboratório Silveira, executamos todos os procedimentos com os mais avançados equipamentos, garantindo resultados precisos e confiáveis. A nossa equipe também é um diferencial, contamos com profissionais capacitados e aptos a realizar todos os serviços oferecidos com o cuidado que você merece.

O hemograma é um dos exames mais solicitados pelos médicos e pode identificar diversos tipos de doenças. Cuide da sua saúde e faça check-up regularmente. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe o seu comentário abaixo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *