Cuidados com a glicose

Laboratório Silveira Dicas, Glicose 0 Comentários

A glicose é uma substância fundamental para o funcionamento do nosso organismo. Ela é um carboidrato simples que atua como a principal fonte de energia do corpo. Mas tudo em excesso é prejudicial e quando ingerimos alta quantidade de glicose, o excesso é enviado para o fígado e depois para o nosso sistema sanguíneo. Neste post iremos falar sobre os cuidados que devem ser tomados para mantê-la controlada.

Como medir o nível da glicose?

Muitas pessoas sofrem com a glicose alta e por isso precisam fazer tratamento para controlar a doença. Algumas pessoas sequer sabem que tem ela elevada. O ideal é ter um acompanhamento periódico com um médico e realizar exames para fazer uma análise completa da saúde. Há várias maneiras de medir os níveis de glicose no sangue, como por exemplo, realizando um hemograma (exame de sangue) ou por aparelho portátil (glicosímetro).

Glicemia

A glicemia é o nível de glicose presente na corrente sanguínea. É muito importante estar com ela equilibrada para o organismo funcionar perfeitamente. O exame de glicose pode ser realizado em jejum, a qualquer hora, após uma refeição ou como parte de um teste de tolerância à ela. Ele é usado para detectar normoglicemia, hipoglicemia e hiperglicemia.

Normoglicemia – Quando o resultado da amostra de sangue aponta a variação normal da glicemia, de jejum seria de 70 a 100mg/dL.

Hipoglicemia – Neste caso, os valores da glicemia na amostra de sangue são menores que 70mg/dL. O baixo nível causa diversos problemas no organismo e se não for identificado a tempo pode se agravar, levando à perda de consciência ou crises convulsivas.

Hiperglicemia – Ao contrário do resultado anterior, a Hiperglicemia é identificada quando a variação da glicemia é superior ao limite do nível normal, ou seja, maior que 100mg/dL. Níveis altos de glicose em geral indicam diabetes, mas muitas outras doenças ou estados clínicos podem causar hiperglicemia.

Pessoas que apresentam alterações glicêmicas devem procurar um endocrinologista para confirmação dos exames e estabelecer o diagnóstico. O especialista irá indicar o melhor tratamento a ser seguido

Siga nossas redes sociais e receba dicas rápidas que poderão lhe ajudar em todos os momentos.

Riscos da glicose alta

A glicose alta em nosso organismo pode ocasionar diversas doenças. Quando o paciente é diagnosticado com diabetes fica predisposto às diversas situações de risco como infarto do miocárdio, AVC, infecções, doenças circulatórias, entre outras. Mas os níveis de glicose elevados podem sinalizar outras doenças, sendo indicado realizar uma avaliação médica onde será solicitado exames complementares para verificar se há o diagnóstico de diabetes ou outra doença que causou a alteração glicêmica.

Cuidando da saúde

O nível da glicose pode variar devido a alimentação inadequada, carência de exercícios físicos ou até mesmo pelo stress. Por isso é importante realizar exames frequentes e acompanhar a variação dos resultados. Tenha o controle da sua saúde mantendo os níveis dentro da meta. A precisão dos resultados é fundamental para o sucesso desse acompanhamento e escolher um laboratório de qualidade faz toda diferença.

Essas foram algumas dicas sobre os cuidados com a glicose. Realizar o controle previne maiores doenças e facilita o tratamento, se alguma delas for identificada. Aqui no Laboratório Silveira o seu exame é feito por especialistas dedicados e com a melhor tecnologia do mercado. Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo.

Receba nossas novidades

Cuide bem da sua saúde. Inscreva-se em nossa newsletter e receba dicas de bem estar e cuidados para o seu dia a dia.Preencha os campos abaixo com o seu nome e e-mail.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *