Alergia: Desvendando mitos e verdades

Laboratório Silveira Alimentação saudável, Dicas 0 Comentários

A Alergia é uma reação anormal e específica do sistema de defesa do nosso organismo a um agente desencadeador. As reações mais comuns são as respiratórias, como rinite e a asma, seguidas das cutâneas e das alimentares. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 35% dos brasileiros e até 40% da população mundial são vítimas de alguma alergia. Neste post, vamos desvendar o que é mito e o que é verdade sobre esse assunto.

Alergia tem origem exclusivamente genética: mito

Várias pesquisas comprovam que a carga genética dos pais de um indivíduo influencia muito no surgimento de alergias. É importante ressaltar, porém, que esse não é o único fator causador; o estilo de vida e as características dos ambientes frequentados também são determinantes.

Limpar a casa com vassoura aumenta o risco de alergia: verdade

Ao varrer um local com vassoura, a poeira fica suspensa no ambiente, o que facilita o contato com o sistema respiratório e pode desencadear uma reação alérgica. O ideal é usar um aspirador de pó, seguido de pano úmido para fazer a limpeza da casa.

Pelos de animais de estimação causam alergia: mito

Não é exatamente o pelo do animal que provoca a reação do organismo humano. A pelagem dos bichos pode trazer poeira, ácaros e até mofo, o que é capaz de desencadear uma reação alérgica em humanos. Além disso, agentes alérgenos produzidos na saliva e nas glândulas sebáceas e perianais dos animais também podem causar alergia.

Siga nossas redes sociais e receba dicas rápidas que poderão lhe ajudar em todos os momentos.

Maquiagem pode causar reação alérgica: verdade

Algumas pessoas podem desenvolver reações de 12 a 48 horas após o uso de cosméticos, como a maquiagem. Diversos componentes e até mesmo a fragrância dos produtos podem causar alergia. Geralmente, a pele fica inchada e áspera, além de apresentar coceira e descamação. Em casos extremos, pode haver inchaço dos olhos e boca.

Ar-condicionado é nocivo a alérgicos: mito

Desde que esteja com a manutenção em dia e seja limpo corretamente, o ar-condicionado não interfere no sistema imunológico de quem é alérgico. É importante, porém, não usá-lo em temperaturas muito baixas e trocar o filtro com frequência, pois é nele que os microrganismos ficam depositados.

Alergia alimentar só ocorre em crianças: mito

O fato de que o sistema imunológico da criança tenha uma resposta exacerbada para alguma substância presente no alimento, não significa que será assim pelo resto da vida. Alguns casos podem desaparecer conforme o crescimento, assim como outros podem surgir ao longo da vida. As alergias alimentares mais comuns nos adultos e crianças envolvem ovo, leite, amendoim, soja, frutas secas, peixe e frutos do mar.

Crises alérgicas podem levar à morte: verdade

Em alguns casos, medicamentos, alimentos e picadas de insetos causam uma reação tão forte no organismo que podem matar. Além disso, outras alergias como as respiratórias, devem ser tratadas corretamente para não apresentarem grandes perigos.

Esses são alguns mitos e verdades desvendados sobre as alergias. Os hábitos de limpeza pessoal e da casa, além de uma alimentação saudável, podem prevenir e minimizar essas reações. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente abaixo.

Receba nossas novidades

Cuide bem da sua saúde. Inscreva-se em nossa newsletter e receba dicas de bem estar e cuidados para o seu dia a dia.Preencha os campos abaixo com o seu nome e e-mail.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *