De tempos em tempos, alguns alimentos entram na lista negra de pesquisadores e consumidores em geral. Se hoje o glúten, a lactose e até a carne vermelha são banidos de muitas dietas, houve um tempo em que os ovos eram os vilões da alimentação saudável. Com o passar dos anos, as pesquisas foram distinguindo os tipos de gorduras e aquelas que são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo, como é o caso da gordura do ovo. Mas, ainda assim muitas pessoas desconfiam dos reais benefícios do ovo.
Afinal, ovo faz mal à saúde? Descubra neste post.
Mitos e verdades
Durante as décadas de 80 e 90, o consumo de ovos era fortemente ligado ao aumento dos níveis de colesterol no sangue, além de problemas de fígado e o desenvolvimento de doenças cardíacas. Por isso, médicos e cientistas desestimulavam o consumo, o que acabou por gerar uma espécie de rejeição.
Após alguns anos, com a intensificação de estudos e pesquisas sobre o tema, foi descoberto que todas essas informações eram, na verdade, mitos. O ovo é um superalimento, rico em macro e micronutrientes e indispensável para uma alimentação saudável. Além de possuir alto nível de proteínas em sua composição, ele também é composto por vitaminas A, D, E, K e do complexo B; minerais como cálcio, ferro, fósforo, selênio e zinco, fonte de luteína e zeaxantina.
Siga nossas redes sociais e receba dicas rápidas que poderão lhe ajudar em todos os momentos.
Benefícios
Todos esses nutrientes são de extrema importância para a manutenção e funcionamento do corpo humano, além de prevenirem várias doenças. O consumo regular de ovos tem o poder de combater o envelhecimento precoce das células e de reduzir o risco de doenças crônicas, como anemia, hipertensão e doenças cardiovasculares. Segundo testes recentes em mulheres que consumiam regularmente, foi possível reduzir o risco de câncer de mama em até 40%. Além disso, esse alimento é uma fonte rica de proteína e colina.
A proteína presente na clara do ovo é uma das melhores aliadas dos fisiculturistas e adeptos da musculação, pois ajuda no crescimento, fortalecimento e na regeneração dos músculos. E a gema é uma das principais fontes de colina, um nutriente que ajuda a regular o cérebro e atua no sistema nervoso. Ela tem um papel fundamental para a memória e o seu consumo é indispensável para adultos, crianças e gestantes.
Dicas:
- Para obter todos esses benefícios que ele proporciona, deve-se aliar à prática de atividade física e alimentação saudável;
- Dê preferência para os ovos de codorna, que podem ser até quatro vezes mais nutritivos que os de galinha;
- Na hora da compra, verifique a data de validade e o selo de inspeção na embalagem. A casca deve estar limpa e sem trincas;
- Não lave para guardar, isso pode retirar a proteção da casca e aumentar a chance de contaminação;
- Para armazenar, escolha o interior da geladeira para garantir a qualidade e durabilidade;
- Ao prepará-lo para consumo, prefira o cozimento. Deve-se evitar o consumo de ovo frito, pois aumenta o teor de gordura.
Então, comer ovo faz mal à saúde? Não. Como vimos, esse é um mito que foi derrubado há alguns anos. Os ovos, pelo contrário, são alimentos extremamente nutritivos e completos para uma dieta saudável. Você conhece outro mito alimentar? Comente abaixo.
Receba nossas novidades
Cuide bem da sua saúde. Inscreva-se em nossa newsletter e receba dicas de bem estar e cuidados para o seu dia a dia.Preencha os campos abaixo com o seu nome e e-mail.
Comentários 2
Eu sempre começo e nunca termino. Será que adianta mesmo eu não tendo força de vontade. Isso é muito difícil pra mim. Me ajuda
Persistencia é o caminho Jucelene.