Cuidados durante a gravidez

Laboratório Silveira Dicas 0 Comentários

A gravidez é um período de constantes mudanças no corpo e na rotina da mulher. Enquanto a barriga cresce, há uma verdadeira transformação no organismo: além de alterações psicológicas, há mudanças na pressão arterial e na produção de alguns hormônios, dentre outras transformações. Alguns cuidados, porém, tornam a gestação um processo mais tranquilo e saudável para a mãe e o bebê. Confira!

Cuidados com a alimentação

Não é necessário comer muito mais que o normal quando se está grávida. A adoção de uma alimentação saudável e equilibrada, no entanto, é fundamental. O ideal é incluir verduras, legumes, frutas, carboidratos e proteínas, para extrair o máximo de vitaminas e nutrientes para a mãe e o bebê. É muito comum cortar alguns alimentos por causa do enjoo, mas eles precisam ser substituídos por outros com valores nutricionais similares.

A boa formação do cérebro e da retina do bebê pode ser auxiliada pelo Ômega 3, uma substância presente em alimentos como salmão, chia, linhaça e castanhas. Já os ossos e o sistema fisiológico são auxiliados pela vitamina D, encontrada em leite e ovos, por exemplo. Frutas com vitamina C, como laranja, limão e a acerola, ajudam a aumentar as defesas do organismo.

Perigo da automedicação

Um dos cuidados que a gestante deve ter é com a ingestão de remédios. Tomar medicamentos por conta própria não é indicado para nenhum tipo de pessoa. Para as mulheres grávidas, no entanto, essa prática pode ser muito mais perigosa. E isso não se restringe apenas a remédios em forma de comprimido de farmácia: cremes, compostos naturais e chás também podem apresentar riscos.

No caso de uso regular de medicamentos, é preciso conversar sobre eles com o médico já na primeira consulta do pré-natal. Até os remédios que não precisam de receita médica para serrem vendidos podem ser prejudiciais. Na gestação, alguns medicamentos tomados por conta própria podem afetar a imunidade, a fertilidade e outros aspectos referentes à formação da criança.

Mudanças de hábito

Durante a gestação é preciso mudar os hábitos que não são saudáveis. O consumo de álcool, cigarro, café, chás, chocolates e refrigerantes, por exemplo, é prejudicial à saúde e pode trazer problemas tanto para o bebê quanto para a mãe.

Siga nossas redes sociais e receba dicas rápidas que poderão lhe ajudar em todos os momentos.

O álcool, por exemplo, é uma substância não recomendada pelo Ministério da Saúde para pessoas grávidas. O consumo regular faz com que ele seja rapidamente absorvido pela criança por meio da corrente sanguínea e da placenta. Altas doses de álcool podem gerar a síndrome da cólica fetal, que causa atraso físico e mental no feto, além de má formação e deficiências.

Já o café, os refrigerantes de cola e alguns chás, por conterem cafeína, são estimulantes. Em excesso, essa substância pode trazer problemas para a gravidez e contribuir para que o bebê nasça abaixo do peso.

Essas são algumas dicas de cuidados durante a gravidez. É importante lembrar que tudo o que for feito ou ingerido pela mãe reflete também na formação do bebê. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente abaixo.

Receba nossas novidades

Cuide bem da sua saúde. Inscreva-se em nossa newsletter e receba dicas de bem estar e cuidados para o seu dia a dia.Preencha os campos abaixo com o seu nome e e-mail.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *