Pressão alta: 5 alimentos que ajudam no controle

Laboratório Silveira Alimentação saudável, Dicas 0 Comentários

O número de hipertensos no Brasil cresceu mais de 14% em 10 anos, segundo pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde. De acordo com o levantamento 22,5% de toda a população brasileira tinha pressão alta em 2006. Em 2016, esse mal já atingia quase 26% das pessoas no país. Neste post, listamos 5 alimentos que ajudam na prevenção e no controle da doença. Confira:

O que é pressão alta?

A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é caracterizada pelo estreitamento das artérias do corpo. Esse efeito é causado por diversos fatores, incluindo a genética e alguns hábitos de vida. Com a redução do calibre arterial, o coração tem de desempenhar mais força para bombear o sangue e recebê-lo de volta.

Por causa da pressão alta, os vasos sanguíneos correm risco de entupimento ou rompimento. Dependendo do local, podem causar problemas graves como infarto, AVC e paralisação dos rins. Por isso, é fundamental ter hábitos saudáveis, começando pela alimentação. Veja alguns alimentos que ajudam a prevenir e até mesmo controlar a hipertensão:

  1. Ovo

A clara do ovo possui uma substância que atua como inibidora de uma enzima que provoca o estreitamento das artérias, além de também ter efeito vasodilatador. A ação é similar a de alguns remédios indicados para pacientes hipertensos, mas com a vantagem de ser 100% natural. A gema do ovo, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, não possui níveis significativos de colesterol ruim. Ao preparar o ovo, no entanto, evite usar óleo.

  1. Frutas vermelhas

Testes realizados nos Estados Unidos e na Inglaterra revelaram a queda de 8% no risco de desenvolvimento de hipertensão arterial em um grupo de mais de 150 mil voluntários. Eles consumiram morangos e outras frutas vermelhas, como amora e framboesa. O resultado é causado pela antocianina, um antioxidante que dá cor a esses alimentos. A atuação dessa substância consiste em reduzir as moléculas de LDL, que é o mau colesterol, e aumentar o HDL, que é a versão benéfica.

Siga nossas redes sociais e receba dicas rápidas que poderão lhe ajudar em todos os momentos.

  1. Soja

Cientistas chineses descobriram que, além de diminuir os efeitos indesejados da menopausa, os grãos de soja também aliviam o tráfego vascular. Atuando como dilatadora dos vasos sanguíneos, ela impede que o mau colesterol e a glicose, exemplos de substâncias nocivas, formem placas e causem entupimento.

4. Uva

Tanto a uva natural quanto a versão desidratada foram testadas em um experimento norte-americano, que associou a ingestão a uma redução na pressão sanguínea de pessoas pré-hipertensas. Esse efeito é diretamente ligado à ação dos polifenóis, presentes na casca desses alimentos e que ainda têm ação antioxidante.

  1. Chocolate

Desde que tenha entre 60% e 85% de cacau em sua composição, o chocolate pode baixar a pressão sanguínea em até 3 mmHg (milímetros de mercúrio). Os flavonoides presentes no cacau incentivam a produção de óxido nítrico, que é um relaxante natural dos vasos sanguíneos.

Esses são alguns dos alimentos que ajudam na manutenção da boa circulação sanguínea. Porém, para afastar de vez a pressão alta, é necessário mais que isso. Pratique atividades físicas, reduza o consumo de álcool e evite o estresse. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Tem alguma outra sugestão de alimentos que combatem a hipertensão? Compartilhe conosco!

Receba nossas novidades

Cuide bem da sua saúde. Inscreva-se em nossa newsletter e receba dicas de bem estar e cuidados para o seu dia a dia.Preencha os campos abaixo com o seu nome e e-mail.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *