Alimentos: Quais servem como remédio para gripe?

Laboratório Silveira Dicas 0 Comentários

Uma alimentação saudável, além de contribuir para uma boa forma, traz vários outros benefícios para a saúde. Alguns alimentos, por suas propriedades específicas, também podem prevenir doenças e até mesmo contribuir com a sua cura.

A gripe é uma das viroses mais corriqueiras, principalmente em épocas de frio e tempo seco. Além de ser um incômodo, sabe-se hoje que existem tipos de gripe que são graves e devem ser evitadas ou combatidas de todas as formas possíveis.

Para te ajudar a manter a saúde em dia, vamos listar alguns alimentos potentes na prevenção e que também podem funcionar como remédio para a gripe.

1. Frutas cítricas

Já bastante conhecidas na prevenção e combate à gripe, as frutas cítricas são ricas em vitamina C, que fortalece a imunidade do corpo. A laranja e o limão são frutas clássicas para esse fim, mas, na realidade, a acerola possui uma concentração de vitamina C dezenas de vezes maior do que elas.

2. Mel

O mel funciona como um expectorante e antibiótico natural, que pode ser utilizado tanto sozinho, como acompanhado de cereais, frutas e chás.

3. Chá de ervas

O chá é uma das receitas caseiras mais utilizadas como remédio para gripe. Além de atuar na hidratação, ajuda na expectoração e descongestão nasal, devido ao vapor que libera durante o consumo. Contudo, existem alguns chás específicos que oferecem outras propriedades potentes no combate e prevenção à gripe.

Os mais conhecidos são os chás de hortelã e eucalipto, também utilizados para inalação. A canela também é uma opção interessante, pois apresenta propriedades antissépticas e antibacterianas. Indica-se o acréscimo de mel, não apenas para adoçar, mas para enriquecer o efeito dos chás.

4. Iogurte e leite fermentado

Esses alimentos possuem micro-organismos fortalecedores do sistema imunológico. O iogurte natural é o mais indicado neste caso.

5. Alho

O alho apresenta a substância alicina, que funciona como anti-inflamatória e no combate às infecções, além de ser rico em outras substâncias, como o zinco e selênio, contribuindo para melhor resposta do sistema imunológico. O alho pode ser utilizado em temperos e como componente de chás.

6. Gengibre

O Gengibre também é um clássico no combate e prevenção à gripe, que pode ser consumido em temperos, sucos e chás. Ele possui a substância gingerol, que funciona como um expectorante natural, estimula o sistema imunológico e tem propriedades antioxidantes.

7. Óleo de coco

O óleo de coco pode funcionar como um antiviral e antibacteriano, devido à presença rica de ácido láurico e caprílico. Embora você também encontre no fruto essas propriedades benéficas para o organismo, o óleo de coco se diferencia pela sua concentração.

Muitas das substâncias contidas nesses alimentos também são encontradas em cápsulas, que podem funcionar como suplementos à alimentação quando houver maior necessidade e urgência em recuperar nutrientes no organismo.

Mas agora você sabe que, fortalecendo a sua alimentação com alimentos ricos em substâncias preventivas e combatentes da gripe, terá como consequência natural a prevenção dessa e de outras doenças.

O ideal é buscar esses alimentos na forma mais natural possível, pois o processo de industrialização e cozimento excessivo, em alguns casos, compromete a concentração das substâncias benéficas que eles possuem.

Gostou das dicas de alimentos que funcionam como remédio para gripe? Conhece alguma receita caseira infalível contra esse vírus? Conte aqui, nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *