Exame de fezes: qual a sua importância

Laboratório Silveira Exames 0 Comentários

O exame de fezes é um dos exames mais comuns pedidos diante de sintomas apresentados ao médico e também para exames de rotina. É um procedimento simples, que pode revelar as mais diversas condições de saúde.

Ele é realizado a partir de uma pequena porção de fezes coletada pelo paciente. A partir dessa amostra, os especialistas do laboratório conseguem identificar possíveis microrganismos e outras anomalias que podem estar presentes. Vamos te falar mais sobre esse teste laboratorial para que você possa entender a importância dele.

Quando o exame de fezes é indicado?

Se uma pessoa está apresentando problemas digestivos e intestinais, principalmente acompanhados de dor, infecções, vômitos, febre, cólicas e diarreias, esse exame é solicitado pelo médico. Ele poderá identificar bactérias como a Salmonella, ou investigar intoxicações alimentares e permitir a prescrição de um tratamento antes que as condições se agravem.

O que um exame de fezes pode revelar?

Além dos exemplos que citamos acima, esse exame pode revelar as seguintes condições conforme cada tipo de análise solicitada pelo médico:

Pesquisa de sangue oculto

Nesse tipo de análise, é possível detectar a presença de sangue em frações tão pequenas que é difícil de visualizar, importante para auxiliar no diagnóstico precoce de pequenos pólipos intestinais.

Exame parasitológico

A partir dessa análise é possível verificar se existem protozoários ou parasitas, também conhecidos como vermes, que possam estar causando os sintomas desagradáveis no paciente. Doenças como a isosporíase e a cistoisosporíase, provocadas pelo protozoário coccídio isospora belli, são detectadas nesse teste.

Coprocultura

Esse procedimento investiga a presença de bactérias que causam a gastroenterite adulta.

Pesquisa de gordura

A amostra é analisada para identificar, especificamente, se a quantidade de gordura no organismo está fora do normal, indicando que a absorção dela pode estar ocorrendo de forma inadequada devido a algum quadro de saúde.

Outras doenças que podem ser detectadas pelo exame de fezes

O exame ainda poderá detectar outros tipos de vermes, como o enterobius vermicularis e a enterobíase, a presença do rotavírus, além de doenças como linfoma, doença de Crohn, dentre outras.

Como são os resultados de um exame de fezes normal

Se no resultado dos exames a flora intestinal estiver saudável, com uma concentração de 30% a 50% de bactérias Gram-positivas e entre 50% e 70% de bactérias Gram-negativas, sem a presença de glóbulos brancos ou vermelhos, o exame pode ser considerado normal.

Cuidados para fazer um exame de fezes

A higiene é fundamental nesse exame para evitar que a amostra seja contaminada. Observe com atenção as instruções oferecidas pelo laboratório de acordo com o seu exame específico e siga-as rigorosamente. Isso irá garantir que o seu resultado seja mais preciso.

Algumas pessoas pensam que o exame de fezes não é tão importante, mas tudo o que mostramos aqui prova o contrário! Se o seu médico te indicou esse teste laboratorial, não deixe de realizá-lo e procure um laboratório confiável. O Laboratório Silveira trabalha em prol da sua saúde, com transparência e comprometimento com a excelência nos resultados do seu exame. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *