Exames laboratoriais: Tire todas as suas dúvidas

Laboratório Silveira Exames 0 Comentários

Os exames laboratoriais são parte importante do acompanhamento médico e essenciais para definição de muitos diagnósticos. Mas, ainda existem muitas dúvidas sobre os procedimentos. É preciso considerar que cada exame tem as suas particularidades e são realizados para finalidades específicas. Neste post, responderemos algumas dúvidas para te ajudar a entender melhor sobre esse assunto. Confira!

1. Em quais casos a realização de um exame de laboratório é necessária?

Existem três situações em que, geralmente, a realização de exames laboratoriais é necessária: confirmar ou descartar um diagnóstico, monitorar ou acompanhar a evolução de um tratamento e para prevenção de doenças, como no caso do check-up. O ideal é sempre realizar os exames diante do pedido de um médico.

2. Quem deve interpretar o resultado dos exames laboratoriais?

O correto é que os exames sejam interpretados por um médico. Os dados presentes nos resultados são complexos e devem ser analisados em correlação com outras questões, por exemplo, o histórico clínico do paciente.

3. O que fazer quando é necessário realizar um teste laboratorial e se faz uso de medicação?

Existem muitos remédios que interferem nos exames laboratoriais, mesmo alguns que parecem inofensivos, como a aspirina. Caso você precise fazer um exame e esteja consumindo remédios, sempre informe o seu médico sobre todos os medicamentos que está tomando para que ele possa te instruir da melhor forma. Se a realização do exame não for acompanhada previamente por um médico, informe ao atendente do laboratório sobre as medicações, para que ele coloque as observações necessárias à avaliação do resultado.

4. Bebidas alcoólicas e cigarro influenciam no resultado dos exames?

Sim. A bebida alcoólica influencia, em diferentes níveis, diversos exames e é importante perguntar ao médico ou ao atendente de laboratório como proceder em relação à bebida de acordo com o exame a ser realizado. O exame que tem o resultado mais influenciado pela bebida é o de triglicérides. Neste caso, o adequado é ficar pelo menos três dias sem ingerir álcool antes do exame. O cigarro também interfere em alguns resultados, principalmente nos testes de agregação plaquetária, curva glicêmica e exame ergométrico. Procure se informar sobre os preparos para realizar os exames e proceder da melhor forma, de modo a ter resultados com maior precisão.

5. A coleta de sangue frequente é prejudicial para as crianças?

Essa situação pede atenção quanto ao local de realização dos exames. É necessária excelência na assepsia, adequação dos instrumentos utilizados e habilidade dos profissionais. A coleta de sangue recorrente em crianças não é o ideal. Contudo, se for indispensável, deve ser realizada de modo responsável e com o devido acompanhamento médico.

Para esses casos, a escolha de um laboratório de confiança e que seja parceiro no cuidado com a sua saúde e a de sua família, fará toda a diferença. Assim como o seu cuidado na preparação para os exames, os procedimentos laboratoriais inadequados poderão interferir nos resultados dos exames. Sendo assim, escolha bem o laboratório e tire todas as suas dúvidas antes de realizar os procedimentos.

Encontrou aqui a resposta que precisava sobre exames laboratoriais? Deixe nos comentários suas descobertas ou suas dúvidas sobre o assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *