A vitamina B12, também conhecida como cianocobalamina, é uma das mais complexas dentre as do tipo B. Ela é encontrada em alimentos de origem animal ou enriquecidos, já que é produzida por microrganismos que vivem na terra e nos intestinos dos seres humanos e animais.
Sua função no organismo é muito importante e a sua deficiência poderá causar problemas graves. Conheça mais sobre o assunto para se prevenir contra possíveis problemas pela deficiência dessa vitamina.
Qual a importância da vitamina B12?
Diversos benefícios são atribuídos à essa vitamina. O principal deles é a contribuição essencial para a produção das células vermelhas sanguíneas e para a integridade das células nervosas. A regeneração dos músculos recebe auxílio desse nutriente, assim como a metabolização da proteína pelo organismo. Também se diz que a concentração adequada dessa vitamina auxilia na prevenção da depressão e do câncer.
O que a deficiência dessa vitamina pode causar?
A deficiência de cianocobalamina pode ser imperceptível de início, causando sintomas secundários que deverão ser investigados a partir de um diagnóstico diferencial. Alguns desses sintomas são:
– Anemia;
– Pele e olhos amarelados;
– Diarreia;
– Falta de ar;
– Náusea;
– Tonturas;
– Taquicardia;
– Fraqueza;
– Problemas nervosos.
Muitos desses sintomas podem se manifestar de forma grave, inclusive os nervosos, indicadores de danos neurológicos causados pela insuficiência da vitamina. O problema é que nem sempre eles são associados a ela, e poderão ser tratados como uma doença à parte. O diagnóstico e verificação a partir do exame são fundamentais!
Quais as situações mais comuns de má absorção de vitamina B12?
Algumas pessoas são mais vulneráveis à deficiência de cianocobalamina devido aos seus hábitos, que ou negligenciam a ingestão de alimentos que contêm essa vitamina, ou prejudicam a sua absorção pelo organismo. As situações mais comuns são:
– Ingestão excessiva e constante de álcool;
– Uso crônico de medicamentos para o estômago, como o omeprazol;
– Dietas pobres ou isentas de carne e outros alimentos de origem animal;
– Inflamações intestinais.
Embora em casos como estes citados, a baixa de vitamina B12 seja mais provável, isso não impede que pessoas fora desses parâmetros também tenham falta dessa vitamina. Como foi falado anteriormente, sua absorção pelo organismo é muito complexa. Então, é sempre bom ficar atento.
Qual exame identifica o nível dessa vitamina no organismo?
O exame mais comum para identificar os níveis de vitamina B12 no organismo é o que mede a sua presença no sangue. Considera-se como valores normais a presença de 200 a 900 pg/ml dessa substância no organismo. Valores menores ou maiores indicam desordens fisiológicas.
No entanto, esses valores são um pouco controversos. Alguns pesquisadores consideram que a presença de cianocobalamina satisfatória deve ser acima de 400 pg/ml e, ainda, há quem acredite que deva ser acima de 600 pg/ml. A forma mais segura de lidar com essa dúvida é procurar um médico para avaliar a situação e solicitar exames adicionais.
Se você apresenta alguns dos sintomas comuns no caso de deficiência de cianocobalamina e não identificou outras causas para eles, uma alternativa possível é realizar o exame que verifica a concentração desse nutriente no sangue e, caso o resultado apresente a possibilidade de insuficiência, procurar um médico para investigar mais a fundo. O Laboratório Silveira oferece uma diversidade de exames para que você possa se prevenir e manter a saúde em dia. Conheça os nossos exames!